CIMBRA - Comunidades integrantes

« retornar à página anterior


Mosteiro Cisterciense Nossa Senhora da Santa Cruz

Ver galeria de fotos

Localizado ao norte do Estado do Paraná, na cidade de Santa Cruz de Monte Castelo, cujo nome inspirara o nome atual do mosteiro. Tendo assim, como padroeira a Santa Cruz cuja solenidade se comemora no dia 14 de setembro.

Município pequeno com uma área total de 453 Km2 e mais ou menos 10970 habitantes. Limita-se com os municípios de Santa Isabel do Ivaí, Loanda, Querência do Norte, Porto Rico e São Pedro.

Por desejo do atual Prefeito municipal e Dom Benjamin de Souza Gomes deu-se início a pesquisas com o fim de encontrar uma Instituição Religiosa que se dispusesse a fazer uma fundação no dito município.

Chegando ao conhecimento de Dom Benjamin o desejo de Madre Abadessa Maria Estefânia dos Anjos Keobele, da Abadia de Nossa Senhora de Fátima, em Itararé, SP, o mesmo entrou em contato com a Abadessa.

Em maio de 1973 deu-se a visita de Madre Abadessa juntamente com o Pai Espiritual Pe. Domingos, ao Bispo para uma entrevista e para conhecerem o local da Fundação.

Ofereceu-se para início da Fundação uma casa pertencente à Mitra diocesana, antigo Instituto São José, escola e pensionato, dirigidos pelas Irmãs Dominicanas da Beata Imelda.

Estando satisfeitas ambas as partes, estabelecera-se nesta localidade a fundação de um novo mosteiro Cisterciense, o segundo no Brasil no dia 23 de julho de 1973.

Essa Fundação teve como superioras:

- primeira, Irmã Roberta,

- segunda, Irmã Fátima,

- terceira, novamente, Irmã Roberta,

- quarta Irmã Antônia, que desde 8 de outubro de 1977 até os dias de hoje está à frente da comunidade.

A primeira vocação dessa comunidade foi a Candidata Maria de Lurdes que iniciou seu noviciado no dia 01 de novembro de 1976 com o nome de Irmã Maria Benedita.

Passados alguns anos a família cresceu e o local, centro da cidade tornou-se pequeno. Em busca de construir uma sede própria para a fundação em local mais afastado do centro da cidade deu-se início a construção de uma nova sede cujo lançamento da pedra fundamental foi dia 28 de maio de 1991. Tendo fim a construção em 1992. A mudança da comunidade para a nova sede deu-se no dia 05 de agosto de 1992.

Esta Fundação foi elevada à Priorado conventual independente no dia 20 de março de 1995.

A comunidade possui atualmente 15 membros sendo 12 professa solenes, 1 professa simples e duas postulantes.

« retornar à página anterior


página inicial  .  contato  .  topo da página