CIMBRA - Comunidades integrantes

« retornar à página anterior


Mosteiro da Santa Cruz

Nosso mosteiro foi fundado há 46 anos, no dia 13 de junho de 1960, pela Abadia de Santa Maria, S. Paulo, tendo sido sua terceira fundação. De lá foram enviadas oito monjas, com a Revda. Madre Benita Enout, nomeada Prioresa pela Abadessa fundadora, Madre Rosa de Queiroz Ferreira. Em 21 de setembro de 1977, foi erigido em Abadia, e Madre Benita Enout, eleita pela comunidade para sua primeira abadessa, governou o mosteiro até 1989, quando, em obediência à nossas Constituições, resignou, por ter atingido o limite de idade estabelecido. Para substituí-la foi eleita Madre Paula Iglésias, nossa segunda e atual abadessa.

Em 1993, nosso mosteiro fez a sua primeira fundação em Rio Branco, no Acre, para onde foram enviadas quatro monjas.


Desde o princípio, a comunidade procurou se manter com o trabalho das próprias mãos, não sem muita dificuldade. A partir dos anos 70, foi implantada pela nossa atual abadessa, uma pequena gráfica, especializada em assuntos monásticos e religiosos, bem com a edição da REVISTA BENEDITINA, de Espiritualidade Monástica, que garantem uma parte da manutenção da comunidade. Outras provém do trabalho artesanal: fabricação de doces, geléias, polpas, biscoitos, etc. e do próprio terreno onde há pomar e horta, além de uma boa plantação de café e frutas. Dispomos ainda de uma fonte de água muito pura que não só abastece o mosteiro como ainda é fornecida gratuitamente a quem no-la pede.


Nosso mosteiro fica situado numa colina, num bairro residencial, não longe do centro da cidade, o que faz com que seja ao mesmo tempo afastado e próximo “do mundo”.


Nossa Missa diária é sempre cantada em gregoriano e conta com a participação de alguns leigos, entre os quais um bom número de oblatos.


Presentemente somos 24 monjas professas solenes, uma professa temporária e uma noviça, sendo que quatro professas solenes se encontram no Acre.

Queira Nosso Pai São Bento nos conduzir sempre pelo seu caminho até a vida eterna!

« retornar à página anterior


página inicial  .  contato  .  topo da página