CIMBRA - Comunidades integrantes

« retornar à página anterior


Mosteiro de Maria Mãe do Cristo

Ver galeria de fotos

CAXAMBU é cidade turística, estância hidromineral, a mais rica em fontes no planeta.

População - 30.000 habitantes

Guarda o aspecto de cidade interiorana pouco desenvolvida. A única fábrica existente é a Superágua, que explora as águas e as comercializa. O Parque Hidromineral, com Balneário e serviços complementares, é a atração turística da cidade, além dos belos horizontes, com montanhas e matas que proporcionam clima agradável.

É cidade famosa, devido ao caráter medicinal de suas águas. Recebeu, em sua história, pessoas ilustres, como a princesa Isabel: conta a história que ela foi curada de esterilidade, com tratamento no Parque e a utilização das Fontes no Balneário. Uma das fontes recebeu o seu nome como "marco" de sua passagem. Devido a esta graça alcançada, mandou construir uma igreja em honra de Santa Isabel.

Situada ao sul de Minas, Caxambu é a cidade dos Congressos e dos Veranistas.

O MOSTEIRO DE MARIA MÃE DO CRISTO está situado a 6 km da cidade. Sua paisagem é deslumbrante, o silêncio e a natureza muito cooperam para a vida de oração que se instalou aí. Todavia, não é fácil a vida de um mosteiro feminino em zona rural, como se vive aqui, no campo de uma vida citadina.

As 7 fundadoras aqui chegaram, da Abadia de Nossa Senhora das Graças, de Belo Horizonte, Minas Gerais, no dia 25 de março de 1973. A fundação do novo Mosteiro surgiu como fruto de Ação Católica do Sul de Minas, que, sob a benéfica influência de monges beneditinos do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, deu muitas vocações monásticas à Abadia de Santa Maria, de São Paulo e mais tarde à Abadia N. Sra. Das Graças, em Belo Horizonte.

As Fundadoras permaneceram até dezembro de 1975 numa chácara que lhes foi emprestada e mostraram-se corajosas ao assumir, sem recursos, a construção deste Mosteiro na zona rural, onde se achava o terreno que lhes fora doado 9 anos antes: sem estrada, sem água e sem luz. O problema da água perdurou até que o mesmo doador do terreno, o sr. José Gusmão, doou também uma mina das terras dele, a uns 100 m de distância da casa, 90 m de desnível. Com a instalação de uma bomba elétrica, temos solucionado este problema.


TRABALHOS E ATIVIDADES
Para vivermos "do trabalho de nossas mãos", iniciamos com artesanato de cartões para diversas ocasiões, diplomas, paramentos, estolas, alfaias do altar, coisas estas que, embora modestamente, vêm nos ajudando na manutenção. Também fabricamos bricheletes e pão de mel.



SUPERIORA
Me. Maria Regina Silva
Comunidade
13 monjas, 1 noviça, u oblata claustral

« retornar à página anterior


página inicial  .  contato  .  topo da página