CIMBRA - Comunidades integrantes

« retornar à página anterior


Mosteiro de Nossa Senhora da Glória

Ver galeria de fotos

Mosteiro de Nossa Senhora da Glória, na cidade e arquidiocese de Uberaba – Minas Gerais. São monjas da Ordem de São Bento. O mosteiro é originário da Dinamarca . Sua fundação data de 8 de setembro de 1948 . As fundadoras vieram em um grupo de seis, sendo 1 alemã – a superiora, Madre Margarida Hertel, 1 sueca e 4 dinamarquesas.

Chegaram acompanhadas por um monge beneditino da Abadia de São Martinho de Beuron, na Alemanha, que lhes dera assistência espiritual na Dinamarca e continuou dando aqui, até a sua morte em 1954. O mosteiro recém-fundado a princípio foi de direito diocesano. Em 1968 foi incorporado à Congregação Beneditina do Brasil e elevado à categoria de abadia.

É um lugar de recolhimento, bastante procurado por grupos de oração, por pessoas e grupos que desejam fazer retiros.

Como trabalho, as monjas dão atendimento às pessoas que as procuram para um aconselhamento; confeccionam paramentos, cópias de textos com letras artísticas, fazem pães caseiros, picolés, doces, licores e outros pequenos trabalhos.

O mosteiro, localizado numa antiga chácara, fica em um terreno bastante arborizado e tem belos jardins na entrada e no seu interior. Tudo nele convida a uma contemplação do Criador, através do silêncio e da beleza da natureza. Sua comunidade consta atualmente com 24 membros. Sua atual abadessa é a Madre Escolástica Pimentel.

O lema do mosteiro é UT UNUM SINT, tirado do Evangelho de São João, 17,22 – porque tudo na vida monástica deve levar a uma unificação com Deus.

>Atual Abadessa – Madre Escolástica Pimentel, OSB.

« retornar à página anterior


página inicial  .  contato  .  topo da página