CIMBRA - Comunidades integrantes

« retornar à página anterior


Abadia de Nossa Senhora Aparecida

Ver galeria de fotos

O Mosteiro Cisterciense Nossa Senhora Aparecida, com área de 5.824,65 m quadrados, foi fundado pela Abadia de Nossa Senhora de Fátima (Itararé), em 13 de fevereiro de 1976 como priorado simples.

Em 1985 tornou-se priorado conventual "sui júris", isto é, independente da casa mãe, agregado à Congregação Brasileira dos Cistercienses.

Em 1989 foi erigido Abadia, sendo realizado a bênção abacial no dia 30 de Novembro, com a 1 ª Abadessa Madre Menna Graupner atuando até o presente momento.

O terreno foi doação prometida pela Sra. Nilda Coelho fundadora do Lar Senhora Aparecida, e documentado somente no ano de 1998. Foi construído com ajuda da Alemanha.

No dia 13 de fevereiro de 1976, Ir. Maria Sebastiana, Ir Maria Inês, Ir Maria Gertrudes (falecida em 4 de agosto de 1976), Ir Maria Rosa) e a Madre Menna vieram a Campo Grande, enviadas pela Revda. Madre Stefânia, com o objetivo de fundar um Mosteiro Cisterciense, assim como dar assistência a uma creche com crianças de 0 a 6 anos, levando o nome de Lar Nossa Senhora Aparecida. Foi esta a primeira residência das Irmãs até ser construído o Mosteiro.

A inauguração da creche aconteceu poucos dias depois, dia 21 de fevereiro de 1976 com a presença da Sra. Nilda Coelho (fundadora), das Irmãs fundadoras do Mosterio, Frades capuchinhos e do sr. Arcebispo de Campo Grande, D. Antônio Barbosa.

A creche é uma obra de apostolado, dando atendimento, em período integral, às crianças carentes, ajudando as mães que precisam de lugar para deixarem seus filhos a fim de irem para o trabalho.


TRABALHOS E ATIVIDADES
O Mosteiro tem como atividades desde o começo além do compromisso com as criança, confecções de Hóstias para toda cidade de Campo Grande e demais municípios vizinhos de MS, atelier de alfaias litúrgicas, outros trabalhos manuais como: crochê, tricô etc.

Por causa da necessidade de evangelização e melhor acompanhamento dos vocacionados de Campo Grande, a pedido do atual Arcebispo D. Vitório Parvanello, acompanhamos também alguns jovens vocacionados, aqui mesmo no Mosteiro. O pequeno grupo tem o nome de JUMBER (Jovens Unidos com Maria e Bernardo). Nesse acompanhamento aos vocacionados, temos a colaboração de um grupo de Leigos, casais e jovens adultos, dedicados à espiritualidade monástica cisterciense, que se preparam com auxílio de nossa comunidade (algumas Irmãs, professas solenes), para iniciação das etapas de formação para um futuro grupo de oblatos de S. Bento pertencente a nossa Ordem.

Atualmente a nossa comunidade está composta de 11 Irmãs de votos perpétuos; 4 ,em período de formação: 2 noviças e 2 professas simples de 1º ano. Têm como mestra de formação, Ir. Maria Emanuela.

Temos também uma hospedaria recém-construída levando o título Bíblico de Betânia, mas ainda não foi inaugurada.

« retornar à página anterior


página inicial  .  contato  .  topo da página