CIMBRA - Comunidades integrantes

« retornar à página anterior


Irmãs Beneditinas do Imaculado Coração de Maria

Ver galeria de fotos

Nossa Congregação foi fundada na Áustria entre os anos de 1924 e 1926, após a 1 ª guerra mundial. Época em que o país estava passando por uma série de dificuldades. Áustria ficou cheia de refugiados..

Nesse contexto vivia o Pe. Noberto nosso fundador. Ele austríaco, que nasceu em 1897, concluiu seus estudos no colégio dos beneditinos de Kremsmuenster, onde ingressou em 1918 para se tornar monge.

Motivados pelo apelo do Papa Pio XI (1922), de preparar leigos para o serviço apostólico, pe. Noberto em 1926, agrupou mulheres como Oblatas Beneditinas, que se dedicaram aos empobrecidos daquela época.

Em 1927, uma das Oblatas Beneditinas deixou seu emprego para inserir-se radicalmente na periferia da cidade, assumindo um trabalho como agente de pastoral e social.

Outras jovens seguiram, com muito entusiasmo, o seu exemplo, apoiadas por um grande grupo de leigos, que ajudaram também financeiramente. Pelo estilo de vida e trabalho, elas basearam-se nos ideais das primeiras comunidades da igreja primitiva, partilhando dons e bens para uma causa comum.

Assim constitui-se o primeiro grupo de "Irmãs de Paróquia"; como foram chamadas inicialmente. A intenção fundacional, era de que as Irmãs pudessem viver inseridas no meio do povo, orientadas pela espiritualidade beneditina e atuando nas diversas áreas do serviço apostólico como Leigas Consagradas.

Para divulgar o projeto apostólico para leigos foi construída a Casa de Retiro Subiaco; inaugurada em 1932, que serve até nos dias de hoje, como centro de espiritualidade e formação religiosa para as pessoas de toda a região.

Após a 2a Guerra Mundial, em 1949, o grupo já bastante numeroso, é reconhecido como Congregação das Beneditinas do Imaculado Coração de Maria.

Em 1970, as primeiras Irmãs foram enviadas em missão ao Brasil e em 1988 a Congregação iniciou o processo de formação no Brasil, abrindo assim, uma Casa de Formação Religiosa.

Atualmente somos, no Brasil, oito integrantes, seis brasileiras e duas austríacas. Ao todo somos 130 Irmãs na Congregação ( Brasil e Áustria).

ATIVIDADES E TRABALHOS DA COMUNIDADE
Atuamos nas diversas áreas do serviço apostólico:

>acompanhamento às famílias carentes através de visitas, >orientando quanto à saúde, prevenção e desnutrição.
>Assistência aos idosos.
>Assistência aos projetos cata-ventos que acolhe crianças e adolescentes carentes.
>Visita aos presidiários e às suas famílias.
>Formação de lideranças de comunidades.
>Trabalhos artesanais com mulheres pobres.
>Acompanhamento a grupos de jovens e adolescentes.
>Assistência espiritual aos doentes.
>Formação litúrgica.

SUPERIORA
Aqui no Brasil não temos nem Abadessa nem Prioresa e nem Superiora. Temos uma Coordenadora que é eleita por 3 anos.A Coordenadora atual é a Ir. Luciene Leão Lima

« retornar à página anterior


página inicial  .  contato  .  topo da página