Página en español    

X EMLA - Palestras

SESSÃO DE ABERTURA DO X EMLA

Bem-vindos, irmãos e irmãs, a Belo Horizonte! Estamos iniciando o X Encontro Monastico Latino-Americano. Ao meu lado esta Me. Estefânia Vieira, Abadessa da Abadia Nossa Senhora das Graças, única comunidade beneditina desta cidade, e verdadeiramente, juntamente com sua comunidade, nossa anfitriã. Ela, que desde o primeiro momento da escolha de Belo Horizonte para sediar o encontro, não mediu esforços no trabalho de organização. Em nome da CIMBRA, o nosso muito obrigado. Estão também ao meu lado, o Presidente do SUCO, Pe. Eduardo Gowland OCSO, de Azul, Argentina e o Presidente da ABECCA, D. Abade Guillermo Arboleda OSB, abade do Mosteiro de Santa Maria da Epifânia, Colômbia, meus conhecidos de longa data. Pe. Eduardo ja viveu no Brasil por alguns anos como Prior de Campo do Tenente. D. Guillermo foi meu companheiro de estudo no biênio de Especialização Monástica em Santo Anselmo. As nossas boas-vindas aos dois e às comunidades do SURCO e ABECCA.

Com alegria saudamos o Abade Primaz D. Notker Wolf, que nos apoiou na realização deste encontro e que desde o primeiro anúncio do mesmo confirmou sua presença. Deveriam estar comigo os Abades Gerais, D. Mauro Esteva, da Ordem Cisterciense e Pe. Bernardo Oliveira, da Ordem Cisterciense da Estrita Observância, mas infelizmente por motivos de saúde não deram estar presente. Graças a Deus estão se recuperando bem. Agradecemos imensamente a presença de D Martin Neyt OSB, Presidente da AIM e o Pe. Jacques Côté OSB, secretário da AIM, responsável pelas comunidades do Brasil, já participante assíduo da CIMBRA e conhecidíssimo das nossas comunidades brasileiras.

Após tentativas de realizar este encontro no Centro-Oeste e Nordeste do Brasil, mais uma vez coube ao Sudeste acolher-nos. Deus saberá nos dizer o porquê desta geografia. Minas Gerais representa na historia do Brasil o berço de genuínos desejos de paz e liberdade. Que a nossa presença nestes dias em terras mineiras possa também nos servir de inspiração na reflexão sobre a “A Paz beneditina, dom e desafio no contexto latino-americano”, tema geral deste X EMLA.

O nosso itinerário de reflexão partirá da Regra de Nosso Pai São Bento, que guiado pelo Evangelho nos traça o caminho da paz no seguimento de Jesus. Iluminados por esta fonte comum a todos nós, refletiremos sobre os desafios do nosso continente que, sem dúvida, refletem no seio de nossas comunidades. Todo este itinerário reflexivo será recheado pela apresentação dos “testemunhos de paz” da nossa antiga tradição monástica e pela vivência de irmãos e irmãs do nosso tempo, muitos dos quais já nos precedem na eternidade.

A diretoria da CIMBRA pensou num desafio: a elaboração de um documento final do encontro. Não sei se será fácil, mas é uma tarefa importante e, creio muito útil em nossos dias, pois estamos às portas da V Conferência do Episcopado Latino-Americano que terá como tema “Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que nele nossos povos tenham vida.” Ser discípulo de Jesus é compromisso com a paz, fraternidade e verdade, anseios mais profundos do ser humano como nos lembra o primeiro capítulo do “Documento de Participação” deste V CELAM. Não poderia ser este documento final uma contribuição da UMLA para nossos bispos que em maio de 2007 estarão reunidos em Aparecida, também aqui no Brasil?

Os conferencistas nos ajudarão na reflexão, mas a conclusão será nossa, mas, espero obra do Espírito Santo que realizará em nós a unidade na diversidade. Que este desafio, longe de nos desanimar, nos incentive à oração e ao recolhimento para que esta nossa assembléia seja realmente um auditório do Espírito Santo.

Em nome de todos quero agradecemos a cada um dos que colaboraram com a organização do nosso encontro: leigos e leigas, irmãos e irmãs de nossas comunidades no Brasil, os conferencistas e as conferencistas que nos assessorarão nestes dias. Cometeria injustiças se fosse citar nomes, mas quero de modo especial agradecer à Ir. Agnes, da Abadia Nossa Senhora das Graças, que competência ímpar tem dirigido todos os trabalhos de secretaria deste encontro. A todos, muito obrigado!

Convido a todos a cantarem invocando o Espírito Santo, para que tudo seja por Ele realizado.

Dom Edmilson Amador Caetano O.Cist.


« retornar à página anterior


página inicial  .  contato  .  topo da página