Hospitalidade
 
Hospitalidade

 

RETIROS NO MOSTEIRO DE SÃO BENTO:

    Buscando a Deus numa vida de oração e trabalho, silêncio e caridade, os monges deste mosteiro acolhem alegremente os que desejem participar do recolhimento e da paz da nossa Casa.  É toda a comunidade que os recebe por meio dos hospedeiros.

    Os Discípulos de Emaús acolheram o companheiro de viagem sem saberem ainda quem fosse, mas os monges estão expressamente advertidos por São Bento de que nos hóspedes se recebe o Cristo.

    A ala do mosteiro destinada aos hóspedes pretende ser, como sugere a passagem do Evangelho que inspirou seu nome (Lc 24,13-35), um lugar de encontro com Cristo, seja por aqueles que já O conheceram ao partir o pão, seja por aqueles que ainda O buscam ou apenas O pressentem ao longo do caminho.

    Por isso acolhemos com todo o empenho, individualmente ou em grupos, todos os que procuram aprofundar ou descobrir o convívio com o Senhor.  Escapa às nossas finalidades, e até mesmo as comprometem, a simples hospedagem de pessoas em busca de recreio, convalescença, estudo ou negócios.
 

Silêncio

Deus fala no silêncio.  Sendo assim, logo compreenderão os nossos hóspedes a necessidade de não conversarem nos corredores, mas somente nas salas do andar térreo e jardim.  O silêncio, que requer de início um certo esforço de adaptação para os que vivem no tumulto da vida moderna, é para se ter um ambiente e uma condição para se ouvir a voz de Deus.

Como este não nos fala apenas de modo imperceptível e misterioso no interior dos corações, mas também por sua Palavra, esta poderá ser encontrada no volume da Sagrada Escritura que se encontra em cada quarto, nos livros da biblioteca e nas palestras promovidas para os respectivos grupos, bem como no diálogo com os hospedeiros ou qualquer dos outros monges solicitados por meio deles.

Escolha uma das opções:

Casa de Emaús (Centro do Rio)

Casa de São Bento (Alto da Boa Vista)


 

CASA DE EMAÚS

Oração

Os hóspedes são convidados a participar dos ofícios monásticos celebrados na igreja, sobretudo a Santa Missa, Hora Meridiana, Vésperas e Completas.  Além da igreja nos horários em que permanece aberta, os hóspedes dispõem de uma capela própria dedicada à Santíssima Virgem, onde poderão encontrar o Santíssimo Sacramento e aí realizar as celebrações programadas.
 

Acomodações

A Casa de Emaús oferece 28 apartamentos (com 1 ou 2 camas), refeitório, auditório com ar-condicionado e equipamento de som, salas de reunião, capela e jardins integrados ao bloco principal do mosteiro, num ambiente de paz e aconchego.  Os hóspedes podem estacionar seus veículos no pátio em frente à igreja.
 

Pontualidade

Esperamos que sejam observados os horários estabelecidos para que, como diz São Bento, ninguém se perturbe ou entristeça na Casa de Deus (Regra de São Bento, cap. 31).  Deste modo poderemos talvez lhes transmitir, durante a permanência entre nós, um pouco da paz beneditina, que há de acompanhá-los para sempre.
 

Trajes

Não é conveniente que os hóspedes se apresentem em trajes inadequados ao ambiente, tais como shorts, bermudas...  Lembramos ainda que só é permitido fumar nos jardins.
 

Contribuição

As despesas de hospedagem serão apresentadas mediante uma tabela ou por entendimento pessoal com a administração da Casa.
 

Informações e Inscrições

Consultas sobre inscrições para os retiros organizados pelo mosteiro ou pedidos de reserva para eventos em grupos específicos, podem ser feitas junto à portaria do mosteiro, ou por encontro pessoal com os responsáveis pela direção da Casa de Emaús, ou em carta ao endereço abaixo indicado.

A nossa Casa está à sua disposição, de seu grupo e de sua comunidade para retiros espirituais.  Reserve-a com antecedência.

Para demais informações queira dirigir-se à:
 

Casa de Emaús
Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro
Rua Dom Gerardo, 68
Caixa Postal 2.666
20001-970 Rio de Janeiro-RJ

Fone/FAX: (21) 2206-8100

e-mail: casaemaus@osb.org.br

 


O Mosteiro de São Bento promove em sua hospedaria (Casa de Emaús) retiros ou dias de espiritualidade, abertos às pessoas interessadas:
 
Os retiros se desenvolvem num clima de silêncio e oração. Os hóspedes são convidados a participar dos ofícios dos monges celebrados na igreja e têm sempre oportunidade para confissão individual.
 
A Casa de Emaús oferece 28 apartamentos (com uma ou duas camas). As despesas de hospedagem são apresentadas mediante uma tabela ou por entendimento pessoal com a administração da Casa.
 
Consultas sobre inscrições para os retiros organizados pelo Mosteiro ou pedidos de reserva para eventos em grupos específicos, podem ser feitas junto à portaria do Mosteiro, ou por encontro pessoal com os responsáveis pela direção da Casa de Emaús (Dom Gregório, dona Ivonete, pelo telefone 2206-8100).
 

Se desejar alguma informação adicional, comunique-se com a Casa de Emaús, enviando E-mail pelo botão abaixo, ou por telefone, fax, ou carta (mesmo endereço acima).

 

CASA DE SÃO BENTO
Alto da Boa Vista

  

 

O Mosteiro de São Bento também oferece a possibilidade de retiros na Casa de São Bento, situado no Alto da Boa Vista. Com ampla área verde e uma infra-estrutura capaz de acolher cerca de 100 pessoas.  A casa está também aberta para grupos de paróquia, escolas e empresas, para a organização de eventos e encontros em geral, num clima de silêncio e tranqüilidade.   

 

A casa está assim estruturada:

 

Capela

 

2 salas de conferências

 

Refeitório

 

Ampla área de lazer

 

18 apartamentos com hospedagem individual; com uma cama de solteiro.

 

81 lugares em quartos coletivos.

 

 

As despesas de hospedagem são apresentadas mediante uma tabela ou por entendimento pessoal com a administração da Casa. 
  
Consultas e pedidos de reservas poderão ser feitas através do telefone (21) 2492-2136 ou através do e-mail
: casasaobentoabv@gmail.com

 

  

   A Capela da Casa de São Bento, antiga Cela São Gerardo, localiza-se à Rua Ferreira de Almeida, 1, fazendo parte do conjunto arquitetônico construído em 1905/1906 pelo Abade Dom Gerardo van Caloen, restaurador da Congregação Beneditina do Brasil.

 

  

Endereço:

 

Casa de São Bento

Rua Ferreira de Almeida, nº 1-A

Alto da Boa Vista

20531-630 Rio de Janeiro - RJ

e-mail: casasaobentoabv@gmail.com

 

Veja, aqui, fotos da Casa de São Bento

 

 
 
 
 
Última revisão: 10/02/2009
Copyright © 1996-2009 by Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS